Quarta, 23 de Outubro de 2019
image

DESCOMPLIQUE O USO DOS TEMPEROS

Procurando inovar na cozinha, mas não sabe como usar aqueles temperos que dão um toque especial na comida? Acha muito complicado combinar sabores? O Armazém dos Importados descomplica!

MASSAS
Com as MASSAS, os temperos mais harmônicos são: a SÁLVIA, a MANJERONA e o ALECRIM. Sejam elas secas ou frescas, são excelentes temperos para as massas, estando presentes em molhos ou na própria farinha da massa (para quem curte fazer as versões caseiras). O alecrim tem sabor muito forte, devendo ser usado com cuidado (você pode até secá-lo e triturá-lo para facilitar o uso), pois em excesso pode dominar completamente o sabor do prato, assim como a sálvia (que também é ótima para carnes suínas)). A manjerona, parecida com o orégano, fica excelente nos molhos vermelhos à base de tomate, da mesma forma que o manjericão. Só não os confunda!

VEGETAIS
Para VEGETAIS, utilize LOURO, CHEIRO VERDE e NOZ MOSCADA. Hummm! E quem não gosta de um feijão com duas ou três folhas de louro “que atire a primeira pedra”. Esse trio (louro, cheiro verde e noz moscada) é versátil e ótimo para compor comidas à base de vegetais, como caldos para sopas, saladas e legumes no vapor. O cheiro verde nada mais é do que salsa e cebolinha verde. Utilize no final da preparação para não ficarem escuras com o cozimento e liberarem todo o aroma, sem deixar vestígios. A noz moscada, no entanto, não é um item tão recorrente assim, mas aposte em uma pitada para acentuar o sabor dos legumes ou vegetais (seus convidados vão perceber o aumento do sabor, mas não saberão que é noz moscada!).

PEIXES E AVES
Os PEIXES e as AVES ficam bem com: COENTRO EM GRÃOS, AÇAFRÃO-DA-TERRA e PIMENTA-DO-REINO. O coentro em grãos (aliado forte da culinária baiana e asiática) acompanha bem refogados de peixes e aves. A pimenta-do-reino complementa quase todos os pratos salgados, por isso atua como um excelente aliado do sal na hora de salgar. Hoje existem várias marcas que fazem mix de sais, pimentas e outros temperos. Já o açafrão-da-terra, também chamado de cúrcuma, oferece sabor e coloração aos pratos e é uma das especiarias que compõem o curry – utilizadíssimo no preparo de peixes e risotos.

CARNES VERMELHAS
Com CARNE VERMELHA use PIMENTA CALABRESA, PÁPRICA e COMINHO. Estes são temperos base que se dão bem em vários tipos de preparo das carnes vermelhas (assada, grelhada, frita, ao molho). Um aliado no preparo é o chimichurri (mistura de pimenta calabresa, vinagre, limão, azeite, salsinha e orégano). Você pode comprar seco e hidratar com água e azeite ou, se preferir, já comprar pronto.

PRONTO PARA COZINHAR? Visite nossa loja da Padre Chagas, 167 e conheça a melhor seleção de temperos de Porto Alegre